logo RCN

EUA afirma que China tem uma base de espionagem em Cuba

  • imagem: AP -

De acordo com um funcionário do governo estadunidense, a China teria uma base secreta em Cuba desde 2019 — ou até mesmo antes — para espionar os Estados Unidos. Depois que Biden assumiu a presidência, a gestão do presidente da república norte americana foi notificada sobre essa base e os planos da China para construir instalações semelhantes em outras partes do mundo.

Esse mesmo funcionário também falou que, desde que foi informado da situação, o governo americano trabalha para combater esses esforços de Pequim em firmar presença ao redor do mundo.


Por que isso é relevante? 

Como Cuba abriga várias bases militares americanas, um acordo de Havana com Pequim poderia dar ao gigante asiático acesso a comunicações eletrônicas do governo dos EUA.


A repercussão 

Líderes do Senado americano disseram estar preocupados com relatos de que Havana e Pequim estariam "cooperando para atingir o povo".

Depois que a bomba saiu na mídia americana, a China acusou os EUA de "espalharem rumores e calúnias". Para Xi Jinping, esse é mais um exemplo da interferência perigosa de Washington nos assuntos internos.


Aviões de guerra chineses invadem espaço aéreo de Taiwan Anterior

Aviões de guerra chineses invadem espaço aéreo de Taiwan

Próximo

Programa Desenrola, para pessoas com nome sujo, começa em julho, diz Haddad

Deixe seu comentário